quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Orçamento Familiar: Dicas para ter um fim de ano tranqüilo


Em meio à crise financeira que o mundo está enfrentando, a chegada do fim de ano, novas despesas, recebimento do décimo terceiro salário, estes e tantos outros fatores me fazem pensar na importância do orçamento familiar neste momento.

E percebo pela conversa com amigos e conhecidos que esta dificuldade em lidar com o Orçamento Familiar está presente em muitas famílias. Muitas pessoas não sabem como o orçamento é importante para o estilo de vida que levam. Ele designa quanto você poderá gastar e quanto terá que guardar para a realização de um sonho.

Confira como fazer seu orçamento famíliar, ter um final de ano tranqüilo e começar o próximo ano com o pé direito e as finanças em dia!

Temos sido orientados pela Liderança da Igreja a nos prepararmos para todas as coisas, inclusive financeiramente:

Os santos dos últimos dias vêm sendo aconselhados há muitos anos a preparar-se para cada dificuldade e a ter algum dinheiro de reserva. Fazer isso eleva imensamente sua segurança e seu bem-estar. Toda família tem a responsabilidade de suprir suas próprias necessidades na medida do possível.

Incentivamos a todos, independentemente da parte do mundo em que vivem, a preparar-se para a adversidade examinando sua situação financeira. Exortamos vocês a serem frugais em suas despesas e controlados ao fazerem compras a fim de evitarem dívidas. Paguem as dívidas o mais rápido possível e livrem-se desse cativeiro. Economizem algum dinheiro regularmente para que, gradualmente, tenham uma reserva financeira.

Se tiverem pago suas dívidas e possuírem uma reserva financeira, mesmo que seja pequena, vocês e sua família vão se sentir mais seguros e terão mais paz no coração. 

Aproveito este post para compartilhar as dicas sugeridas no folheto Preparar Todas as Coisas Necessárias: Finanças da Família para ajudar você e sua família a controlarem melhor suas finanças: 

Pague o Dízimo e as Ofertas

As finanças bem-sucedidas começam com o pagamento honesto do dízimo e com uma generosa oferta de jejum. O Senhor prometeu que abriria as janelas do céu e derramaria grandes bênçãos sobre aqueles que pagassem o dízimo e as ofertas fielmente (ver Malaquias 3:10).


Evite Dívidas

Gastar menos dinheiro do que se recebe é essencial para a segurança financeira. Evite as dívidas, com a exceção daquelas destinadas a comprar uma casa simples, pagar os estudos ou outras necessidades vitais. Poupe o dinheiro para comprar o que precisar. Se tiver dívidas, pague-as o mais rápido possível.

Prepare um Orçamento

Mantenha um registro de suas despesas. Anote-as e examine-as mensalmente. Decida como reduzir os gastos com coisas que não são essenciais.

Utilize essas informações para preparar um orçamento familiar. Planeje quanto dará em doações para a Igreja, quanto economizará, o que gastará com alimentação, casa, contas de serviços públicos, transporte, roupas, seguro e assim por diante. Discipline-se para viver dentro de seu orçamento.


Faça uma Poupança

Gradualmente faça uma poupança e utilize-a somente para emergências. Se economizar um pouco de dinheiro regularmente, ficará surpreso com quanto vai acumular com o passar do tempo. 


Ensine os Membros da Família

Ensine os princípios de administração financeira aos membros da família. Envolva-os na criação do orçamento e de metas de finanças familiares. Ensine os princípios do trabalho árduo, da frugalidade e da poupança. Enfatize a importância do estudo tanto quanto possível. 


Além disso, é importante saber como agir no final do ano, pois as dívidas se transformam num tormento. Os casais têm o alívio dado pelo pagamento do 13º, mas muitas vezes não o destinam para a quitação dos débitos. Ao contrário, eles aumentam. 

Com contas a pagar e novas surgindo, muitos casais acabam por ficarem nervosos. É então que o estresse por ver o dinheiro acabar antes do mês surge e, como conseqüência, as brigas por pontos diferentes de vista.  

Enquanto um quer poupar para comprar algo desejado, o outro pensa que aquela quantia deve ser destinada à compra de algum carro novo, já que o antigo está com problemas, ou de um novo eletrodoméstico. Nesta hora, a melhor alternativa é sempre a conversa, pois, somente assim, se chega a alguma conclusão. 

E para finalizar eu digo: Planeje-se! Disponibilizo aqui um modelo de Folha de Orçamento para que você possa usar com sua família e começar o próximo ano com as finanças bem ajustadas.

0 comentários: