Semanalmente vou postar aqui algumas sugestões para a Noite Familiar que farei em casa, espero que seja útil pra vocês também!
Para quem não sabe o que é Reunião Familiar ou Noite Familiar clique aqui para uma breve explicação.
Confira a lição para Noite Familiar desta semana conforme proposto no título do post!
Discurso da Conferência:
Para mais informações sobre este tópico leia "Experiências Especiais” por Ronald A. Rasband, Conferência Geral, Abril de 2008.
Pensamento:
"À medida que as experiências se acumulam em nossa vida, elas fortalecem e apóiam umas às outras. Assim como os blocos de cimento em nossa casa sustentam o restante da estrutura, também nossas experiências pessoais tornam-se blocos de sustentação para nosso testemunho e aumentam nossa fé em Jesus Cristo." (Ronald A. Rasband, "Experiências Especiais" - Conferência Geral, Abril de 2008).
Música:
O Sábio e o Tolo, "Músicas para Crianças".
Escritura:
“E se fores lançado na cova ou nas mãos de assassinos e receberes sentença de morte; se fores lançado no abismo; se vagas encapeladas conspirarem contra ti; se ventos furiosos se tornarem teus inimigos; se os céus se cobrirem de escuridão e todos os elementos se unirem para obstruir o caminho; e, acima de tudo, se as próprias mandíbulas do inferno escancararem a boca para tragar-te, sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência e serão para o teu bem.” (Doutrina e Convênios 122:7)
Lição:
1. Divida a família em dois grupos. As crianças pequenas devem ser colocadas junto com as maiores.
2. Explique que a família que eles terão três minutos para fazer uma lista de coisas que são inúteis se não tiverem outra coisa. Dê-lhes os seguintes exemplos: A lâmpada é inútil sem energia elétrica; a caneta é inútil sem a tinta; o carro é inútil sem o combustível.
3. Quando o tempo acabar, cada grupo deverá compartilhar o que eles escreveram. Eles ganharam um ponto por cada idéia e um ponto extra se o outro grupo não teve a mesma idéia.
4. Explique a família que existem muitas coisas no evangelho que são inúteis sem outras coisas. Usando a lista abaixo, cada grupo deve preencher o máximo de frases que eles conseguirem. Eles terão trinta segundos para cada frase.
5. Quando o tempo acabar, cada grupo deve compartilhar o que escreveu e explicar como a palavra encontrada torna a outra útil. Eles ganharam um ponto por cada frase preenchida e um ponto extra se outro grupo não respondeu.
6. Explique a família que, o mais importante de tudo é que, nós somos inúteis sem o Pai Celestial e todas as coisas que Ele nos deu. Nós devemos reconhecer as mãos de Deus em nossas vidas e agradecê-Lo pela sua ajuda e pelas oportunidades que nós tempos de crescer e desenvolver nossos testemunhos.
Frases para atividade:
O corpo é inútil sem _____________.
As escrituras são inúteis sem _____________.
A morte é inútil sem _____________.
Um líder é inútil sem _____________.
O sacerdócio é inútil sem _____________.
O arrependimento é inútil sem _____________.
A ressurreição é inútil sem _____________.
Um profeta é inútil sem _____________.
Uma benção é inútil sem _____________.
Fé é inútil sem _____________.
Uma família é inútil sem _____________.
Batismo é inútil sem _____________.
O casamento no templo é inútil sem _____________.
Você é inútil sem _____________.
(Allan K. Burgess and Max H. Molgard, The Best of Fun for Family Night, [Salt Lake City: Deseret Book, 2003], p. 49-50.)
História:
A família Lee amava o evangelho. Eles aprenderam a escutar sempre aos sussurros do Espírito. Várias vezes isto salvou a vida de Harold.
Um dia Harold estava de pé em frente a uma porta aberta vendo uma forte tempestade. Os relâmpagos e trovões pariam estar muito próximos. De repente, sua mãe lhe deu um empurrão que o derrubou no chão. No mesmo instante um raio desceu pela chaminé, atravessando a sala e saindo pela porta aberta. Se Harold ainda estivesse ali, o raio poderia tê-lo matado.
Harold era apenas um pequeno menino quando ele teve sua primeira experiência pessoal ao escutar e obedecer à voz do Espírito. Um dia ele estava brincado fora da casa, enquanto seu pai estava ocupado com trabalhos agrícolas. Harold viu alguns prédios antigos do lado de lá da cerca do vizinho e decidiu ir lá brincar. Ele queria brincar fingindo que os prédios eram antigos castelos para explorar. Quando ele começou a subir por cima da cerca ouviu muito claramente uma voz dizendo, “Harold, não vá para lá.” Pensando que seria a voz de seu pai, ele olhou em volta, mas não viu ninguém. Então ele percebeu que ele estava sendo avisado do perigo invisível e decidiu voltar para seu próprio quintal.
Quando Harold tinha oito anos, sua mãe lhe pediu para ir a despensa buscar uma lata de soda, para que ela pudesse fazer sabão. A prateleira era alta e a lata escorregou de suas mãos derrubando a soda sobre ele. Sua mãe o agarrou rapidamente para que ele não corresse. Abriu rapidamente um pote grande de beterraba em conserva e derramou taça após taça de vinagre vermelho em cima dele. O vinagre neutralizou a soda e ele não se queimou.
Em sua adolescência, Harold cortou uma artéria com uma garrafa quebrada em quanto trabalha no campo. Sua mãe foi capaz de parar o sangramento, mas o corte poderia virar uma infecção, então ela queimou um pano limpo, abriu o ferimento e com muito cuidado esfregou as cinzas. O ferimento cicatrizou rapidamente.
Uma noite a mãe de Harold pediu a seu pai que fosse encontrá-lo. Ela sentia que algo estava errado, e ela estava certa. O cavalo de Harold o tinha jogado no córrego. Ele estava ferido e molhado, mas sem ferimentos.
(Lynda Cory Robison, Boys Who Became Prophets, [Salt Lake City: Deseret Book, 1982], p. 62-3.)
Atividade:
“A Busca Secreta”
Esconda um objeto em algum lugar enquanto todos estão com os olhos fechados.
Diga qual é o objeto e todos tem que procurá-lo.
Quando alguém achar o objeto, ao invés de dizer algo, tem que manter segredo, deixar o objeto onde ele está e sentar-se. Conforme as pessoas encontram o objeto elas não dizem nada e vão se sentar.
As pessoas procurando devem observar quem foi se sentar para ajudá-los a encontrar o objeto.
A última pessoa a encontrar o objeto escondido perde o jogo.
(George and Jeane Chipman, Games! Games! Games!, [Salt Lake City: Shadow Mountain, 1983], p. 39-40.)
Explique que cada pessoa precisa ganhar seu testemunho por suas próprias experiências. Ninguém pode “encontrar” a verdade por você.
Lanche:
Torta Deliciosa
Rendimento: 5 porções
Ingredientes
2 unidades de ovo
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
10 colheres de sopa de farinha de trigo
½ xícara de chá de parmesão ralado
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Sal a gosto
Modo de Preparo
Bata tudo no liquidificador até obter uma massa mole. Coloque metade em fôrma untada e recheie com os ingredientes de sua preferência (presunto, carne moída, queijo, frango, etc.). Cubra com o restante da massa e asse em forno a 170°c.
Deixe assar até que doure e até que ao enfiar um palito o mesmo saia limpo.
Sirva-se e se delicie!
Espero que tenham gostado desse post e que possamos ter uma noite familiar maravilhosa!
Natal
O espírito de Natal é o espírito de Cristo, que faz nosso coração ficar repleto de amor fraternal e amizade, e nos impele a praticar atos bondosos de serviço. É o espírito do evagelho de Jesus Cristo, cuja observância trará 'paz na Terra', pois implica boa vontade para com todos os homens
Aniversário
O importante no aniversário é ser lembrado, é se sentir querido! Ganhar presentes todo mundo gosta é claro, mas quem também não gosta de receber um café da manhã especial na cama? De ganhar um bilhete, um e-mail ou um cartão dizendo o quanto você é especial? Confira algumas dicas para tornar o aniversário uma data marcante!
Ganhando Experiência
Confira esta lição super especial para sua Noite Familiar! Ensine sua família sobre a importância e influência que as experiências da nossa vida têm sobre crescimento do nosso testemunho!
Família: Proclamação ao Mundo
Estejamos atentos a voz do profeta em nossos dias. Confira uma das mais importantes proclamações feitas para nossos tempos!
Orçamento Familiar
Em meio à crise financeira que o mundo está enfrentando, a chegada do fim de ano, novas despesas, recebimento do décimo terceiro salário, estes e tantos outros fatores me fazem pensar na importância do orçamento familiar neste momento. Confira como fazer seu orçamento famíliar, ter um final de ano tranqüilo e começar o próximo ano com o pé direito e as finanças em dia!
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Lição para Noite Familiar: Ganhando Experiência
Aniversário - Sugestões de Comemoração
Hoje é um dia muito especial lá em casa!
É aniversário do meu marido e eu passei a semana inteira quebrando a cabeça pensando em alguma coisa legal pra fazer, uma comemoração que fugisse da mesmice e também que não ficasse muito caro.
E eu pensei, pensei e pensei... E cheguei a uma conclusão: o importante no aniversário é ser lembrado, é se sentir querido! Ganhar presentes todo mundo gosta é claro, mas quem também não gosta de receber um café da manhã especial na cama? De ganhar um bilhete, um e-mail ou um cartão dizendo o quanto você é especial? De ter o seu prato favorito pra comer na hora do almoço?!?
Confira algumas dicas para tornar os aniversários mais marcantes!
Espero que estas dicas tenham servido pra vocês como serviu pra mim! Vou caprichar pra fazer deste dia um dia especial pra pessoa que eu amo!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
A Família: Proclamação ao Mundo
Vinde ao profeta escutar,
Ouvi a voz de Deus.
E na verdade jubilar,
Cantando os feitos seus.
Antigamente Deus mandou
Profetas a pregar,
Um novo servo enviou
O evangelho restaurar.
Uma Proclamação feita ao mundo pelo Profeta Gordon B. Hinckley que tem tudo a ver com o tema deste blog é a Família: Proclamação ao Mundo. É algo incrível ver as mãos de Deus em nossas vidas e a orientação que tem para nós.
Presto meu testemunho de que se seguirmos a voz do profeta, que é a voz de Deus nossa vida será muito mais fácil!
Confira Família: Proclamação ao Mundo logo abaixo.
A Primeira Presidência e o Conselho dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Na esfera pré-mortal, os filhos e filhas que foram gerados em espírito conheciam e adoravam a Deus como seu Pai Eterno e aceitaram Seu plano, segundo o qual Seus filhos poderiam obter um corpo físico e adquirir experiência terrena a fim de progredirem rumo à perfeição, terminando por alcançar seu destino divino como herdeiros da vida eterna. O plano divino de felicidade permite que os relacionamentos familiares sejam perpetuados além da morte. As ordenanças e os convênios sagrados dos templos santos permitem que as pessoas retornem à presença de Deus e que as famílias sejam unidas para sempre.
O primeiro mandamento dado a Adão e Eva por Deus referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. Declaramos que o mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a Terra, continua em vigor. Declaramos também que Deus ordenou que os poderes sagrados de procriação sejam empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados.
Declaramos que o meio pelo qual a vida mortal é criada foi estabelecido por Deus. Afirmamos a santidade da vida e sua importância no plano eterno de Deus.
O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. "Os filhos são herança do Senhor." (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher - o pai e a mãe - serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.
A família foi ordenada por Deus. O casamento entre o homem e a mulher é essencial para Seu plano eterno. Os filhos têm o direito de nascer dentro dos laços do matrimônio e de ser criados por pai e mãe que honrem os votos matrimoniais com total fidelidade. A felicidade na vida familiar é mais provável de ser alcançada quando fundamentada nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. O casamento e a família bem sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares. Segundo o modelo divino, o pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos. Nessas atribuições sagradas, o pai e a mãe têm a obrigação de ajudar-se mutuamente, como parceiros iguais. Enfermidades, falecimentos ou outras circunstâncias podem exigir adaptações específicas. Outros parentes devem oferecer ajuda quando necessário.
Advertimos que as pessoas que violam os convênios de castidade, que maltratam o cônjuge ou os filhos, ou que deixam de cumprir suas responsabilidades familiares, deverão um dia responder perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.Advertimos também que a desintegração da família fará recair sobre pessoas, comunidades e nações as calamidades preditas pelos profetas antigos e modernos.
Conclamamos os cidadãos e governantes responsáveis de todo o mundo a promoverem as medidas designadas para manter e fortalecer a família como a unidade fundamental da sociedade.
Essa proclamação foi lida pelo Presidente Gordon B. Hinckley como parte de sua mensagem na Reunião Geral da Sociedade de Socorro, realizada no dia 23 de setembro de 1995, em Salt Lake City, Utah.